terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Ajuste da WebCam

Utilizamos do Programa ManyCam para demonstras alguns ajustes que podem se feito em uma webcam. Nesta ocasião utilizamos a webcam da C3 Tech WB2105-P.

Resolução


     É o que define em quantas vezes a imagem será fragmentada em cada direção, ou seja, a quantidade e o tamanho destes quadradinhos. Exemplo: resolução de 800 x 600 significa que a sua imagem será formada por 800 quadrados de largura e 600 de altura.
     A área de qualquer monitor pode ser definida como conseqüência de duas dimensões básicas: sua largura e sua altura. O vídeo dos computadores divide estas duas dimensões em pontos menores: imagine um desenho formado por muitos quadradinhos pequenos, é assim que as imagens do computador são formadas. Se você olhar bem de perto, tudo em seu monitor não passa de um monte de quadradinhos conhecidos como os Pixels.

Foto:
(Foto meramente ilustrativa, tirada de alguns dos colegas, direitos à Evellyn e Camila)


 FPS (Frames Per Second ou Quadros por Segundo)


     FPS é a unidade de medida da cadência de um dispositivo audiovisual, seja ele uma câmera de vídeo, um projetor ou qualquer outro aparelho similar. Trata-se de nada mais do que imagens sequenciais que, quando reproduzidas em alta velocidade, garantem a sensação de movimento. Qualquer ação ou movimento que vemos em filmes, jogos e vídeos é feita de frames. 

     Para compreender melhor, é como pegar um bloco de papel e em cada página desenhar um movimento em sequência com as próximas imagens. Ao passar rapidamente as páginas, é possível perceber que a movimentação se assemelha a um vídeo. De maneira simplista, é assim que funcionam os filmes e animações.


Foto:




Brilho e Contraste

Brilho refere-se à claridade de uma imagem, tanto das partes iluminadas quanto dos contornos. Você ajustará a função brilho toda vez que quiser deixar a área iluminada mais clara ou mais escura, de acordo com o efeito desejado.


Contraste refere-se à diferença entre a região clara e escura de imagem.




Foto:



Saturação

Saturação refere-se à percepção que temos da cor numa imagem. Onde podemos deixar o vermelho mais vermelho, o verde mais verde, ou o amarelo mais amarelo. Podendo também retirar a cor por "completo" (deixando em preto e branco).


Foto:


Frequência de atualização do sensor

     Os monitores operam com duas frequências. Uma delas é a vertical (também chamada de taxa de atualização ou "refresh rate"). Ela mede a quantidade de imagens (quadros) por segundo montada na tela. Quanto maior esse valor, melhor.
   A outra frequência é chamada horizontal (ou "velocidade de varredura"), que é a quantidade de linhas da tela que o monitor é capaz de desenhar por segundo. Essa é a mais crítica na qualidade do monitor e o valor depende da resolução usada. Quanto mais alta a resolução, maior o número de linhas a ser desenhadas.
     A configuração padrão de frequência (nas configurações, é chamada de frequência de atualização da tela) do monitor é 60 Hertz. Sempre é bom lembrar que as frequências de atualização trabalham em conjunto com a resolução do monitor e é bom que ambas as configurações estejam em harmonia para um resultado melhor. 
Foto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário